- "A principal motivação para a implantação do IPv6 na Internet é a necessidade de mais endereços, porque os endereços livres IPv4 estão a acabar.
Para entender as razões desse esgotamento, é importante considerar que a Internet não foi projectada para uso comercial. No início da década de 1980, ela poderia ser considerada uma rede predominantemente académica, com cerca de 100 computadores interligados. Apesar disso, pode-se dizer que o espaço de endereçamento do IP versão 4, de 32 bits, não é pequeno: 4.294.967.296 endereços".
Outros factores motivantes
- "Qualidade de serviço: A convergência das redes de telecomunicações futuras para a camada de rede comum, o IPv6, prevê o aparecimento de novos serviços sobre IP (por exemplo. VoIP, streaming de vídeo em tempo real, etc). O IPv6 suporta intrinsecamente classes de serviço diferenciadas, em função das exigências e prioridades do serviço em causa.
- Mobilidade: A mobilidade está a tornar-se um factor muito importante na sociedade de hoje em dia. O IPv6 suporta a mobilidade dos utilizadores, onde estes poderão ser contactados em qualquer rede através do seu endereço IPv6 de origem."
Para mais informações consulta http://portalipv6.lacnic.net/pt-br, de onde esta informação foi retirada.

Sem comentários:
Enviar um comentário