"Concebido há aproximadamente duas décadas, o protocolo IP apresenta restrições face às necessidades das aplicações de rede actuais.
Como resposta ao crescimento exponencial das aplicações de rede e da Internet, foi desenvolvido o projecto IP the Next Generation, também designado por IPv6 - IP versão 6, sendo a versão 4 a actual e estando a versão 5 atribuída ao protocolo ST-II.
A nova versão introduz melhoramentos significativos entre outros aspectos a nível de endereçamento, encaminhamento e segurança e apresenta os seguintes objectivos:
- Solucionar problemas de endereçamento do IPv4 (reserva e utilização de espaço, divisão de redes, eliminação de parâmetros não utilizados);
- Evitar saturação das tabelas de encaminhamento na Internet;
- introduzir mecanismos de transição para uma passagem transparente e gradual do protocolo IPv4 para IPv6;
- Introduzir mecanismos de segurança na camada de rede;
- Providenciar suporte para aplicações multimédia e em tempo real.
O protocolo IPv6 não é um "upgrade" do IPv4, é um protocolo totalmente novo. O seu endereçamento é diferente, os seus cabeçalhos são especializados e flexíveis, permite o controlo de fluxo, segurança, auto-configuração e outros aspectos novos.
A estratégia de integração de um novo protocolo na Internet tem de apresentar grande flexibilidade de modo a permitir uma transição gradual.A interoperabilidade entre as duas versões do protocolo IP é essencial, dada a quantidade de infra-estruturas IPv4 actualmente em funcionamento."
Esta informação foi retirada do site www.ipv6.br/IPV6/ArtigoNovaGeracaoComunicacaoParte08, a partir do qual poderás obter informação mais detalhada.

Sem comentários:
Enviar um comentário