"Os principais objectivos da criação do IPv6 foram colmatar as principais falhas do IPv4 e introduzir novas funcionalidades, designadamente:
- Aumento do número de endereços na Internet passando assim a ter muitas vezes mais endereços IPs.
- Melhoramento do Routing carregando menos os routers é possível ter uma melhor performance na Internet, especialmente quando são routers principais.
- Possibilitar autoconfiguração de modo a que seja retirado trabalho para o utilizador final, que deseja conectar a sua máquina em qualquer ponto da rede e obter rede e endereço IP.
- Operação em redes de alto débito com cada vez mais rápidas redes, é necessário adaptar o protocolo para retirar a maior performance delas. O IPv4 nunca foi pensado para redes de alto débito.
- Prover melhor segurança.
- Criar mecanismos de proteção no próprio protocolo.
- Confidencialidade e privacidade, algo que falta no IPv4 e que é implementado a nível aplicacional é justamente a confidencialidade. Torna-se necessário codificar os dados a nível de IP.
- Capacidade de QoS, dado que existe uma variedade de tipos de tráfego sobre IP, é necessário saber distinguí-los e dar prioridades diferentes para cada caso, de modo a garantir uma qualidade de serviço.
- Suportar bilhões de hosts, mesmo que os endereços fossem alocados de forma ineficiente.
- Reduzir o tamanho da tabela de rotas.
- Simplificar o protocolo para permitir que os routers processem os pacotes mais rapidamente.
- Dar maior atenção ao tipo de serviço trafegado, particularmente para dados de Tempo Real.
- Permitir o escopo do alcance de um pacote (Multicasting).
- Fazer o possível para que um host tenha mobilidade sem mudar seu endereço.
- Permitir que o protocolo evolua no futuro.
- Permitir que protocolos antigos e novos coexistam por anos."
Para aprofundares o assunto consulta o site http://www.ipv6.br/IPV6/ArtigoNovaGeracaoCom%20unicacaoParte08, de onde esta informação foi retirada.

Sem comentários:
Enviar um comentário